O Tribunal Constitucional está a ajudar muito este Governo
A maior parte das pessoas acha que os vetos do Tribunal Constitucional são maus para o governo.
O PSD diz que o país está a "andar para trás".
Passos Coelho confessa-se "extremamente preocupado".
Mas eu não consigo compreender porquê tanta preocupação e tanta crítica às decisões do TC.
Na verdade, e digo isto sem ironia, o TC tem ajudado muito este Governo.
Ao vetar os cortes nos salários, o TC contraria o desejo do Governo, mas faz muito bem à economia.
É que, não sei se já alguém tinha reparado, mas o crescimento estava a parar, e a recessão ameaçava regressar.
O Governo não gosta de reconhecer isso, mas os cortes salariais eram uma das razões para a contração económica que estava a recomeçar.
Mais uma vez, com menos dinheiro no bolso, muitos portugueses e suas famílias estavam a consumir menos.
Com o consumo a retrair-se, o crescimento económico também começou a diminiur, e lá se estava a esfumar o "milagre económico" do dr. Pires de Lima.
Mas, o TC apesar de ser muito injuriado, tem tomado boas decisões para a economia.
Ao obrigar o Governo a repôr os cortes, devolve dinheiro às pessoas, dinheiro esse que vai aumentar um pouco o consumo e o crescimento.
Tem sido sempre assim ao longo destes últimos três anos: o Governo aplica cortes violentos, que causam recessão, e o TC anula esses cortes, dando um novo impulso à economia.
E agora julgo que o mesmo se vai passar, por isso lá mais para o final do ano veremos os números económicos a melhorarem um pouco, e o Governo a dizer que é tudo obra e graça das suas políticas, quando na verdade foi o TC que o meteu no caminho certo.
É o problema deste governo: nunca percebe que são as coisas que faz que lhe causam transtornos, e nunca percebe que tem sido o TC o seu melhor aliado na recuperação económica.
Mas este é o mesmo governo que há pouco mais de um ano se enfurecia e dizia que o TC, com as decisões, estava a empurrar Portugal para um segundo resgate.
Ora, como se viu, as decisões do TC foram executadas, e Portugal não foi para um segundo resgate, mas para uma saída limpa, o que prova que o TC faz bem à economia, e não mal, como diz o Governo.