Abençoada derrota meu caro Domingos Amaral. Mário Soares já se pronunciou e "viu" que e Europa pode mudar de facto. Era bom que assim fosse, porque senão um dia destes e Europa é alemã.
Já agora, meu caro Domingos Amaral, prefiro ler a sensatez dos seus textos sobre tudo o que não seja futebol. Quando escreve sobre futebol, estou a ver um fanático, um doente, quando estou a ler sobre por exemplo, este tema, estou diante de uma pessoa culta e equilibrada...
Bei a 1 de Julho de 2012 às 02:19
Já chega de bater na Merkel, porra!
A pobre Merkel muito pouco terá a ver com o atoleiro em que estamos. Muito mais culpas têem os políticos que põem os seus interesses pessoais antes dos interesses do país, que dançam ao ritmo da música da banca e do grande capital. E isto não é só de agora, dura já desde o 25 de Abril. Abandonemos toda a esperança, os círculos do poder estão cheios de gente pouco inteligente, cobarde e corrupta.
Dizer que a Merkel é a culpada da "espiral depressiva" e "humilhante miséria" em que o país se encontra é encobrir os culpados e desviar as atenções da questão charneira.
O Domingos tem o seu espaço, ou espacinho, na comunicação e nas redes sociais, há muita gente que o lê. Pare, por favor, de fazer estas análises simplistas, porque isso é uma manipulação perversa.
Carlos Silva (Seixalino) a 1 de Julho de 2012 às 12:17
Muito bem! Você acha-se no direito de ter o seu "espacito" de opinião mas entender exigir aos outros para parar. O seu tempo acabou em 24 de Abril de 1974. Você está morto e não sabe. Pena terem-no embalsamado...
irina a 1 de Julho de 2012 às 12:23
Pergunto aos srs -Bei and Bruno Gomes se de facto sabem do que estão a falar !! então agora sweet Merkel e a Fantastica alemanha !!??? e nós os trastes dos latinos !! Será que esqueceram a História !! Já não ha memorias dos nossos sacrificios, das nossas lutas !!?? Mas o que se passa meus senhores ?? Estamos de novo a mergulhar nim mar de escuridão e ignorancia?? por favor vao recordar a história !!dixit !!
Bei a 2 de Julho de 2012 às 06:10
Irina, tem de mandar arranjar esse computador. As teclas de "!" e "?" encravam-se muito e as dos acentos e das maiúsculas também não funcionam bem.
eu a 1 de Julho de 2012 às 12:33
Aplausos, os primeiros culpados somos mesmo nós, primeiro os políticos corruptos e incompetentes que temos e a sua promiscuidade com a justiça, poder económico e empresarial, depois NÓS, sim todos nós que somos uns palermas ignorantes, preguiçosos e submissos ao ponto de permitirmos TUDO isto e infelizmente tenho a certeza, muito mais ainda.
Manuel Santos France a 1 de Julho de 2012 às 13:12
É tudo meu amigo. A rapariga precisava disto. É totalitária e se vivesse no tempo do Adolfo seria pior que ele..Alguém diz e com razão .. Qualquer dia a Europa é alemã. O Adolfo não conseguiu pela força e esta tentou o poder económico. Capitalismo desenfreado e desregrado. Se não tomar rumo vamos sacudir a Alemanha do euro..Que vão vender os submarinos e as maquinas agrícolas para a Eritreia
catarina a 1 de Julho de 2012 às 21:07
Os seus comentários cheiram a vómito comunista..... brrrrrrrrrrrrr
Susana a 1 de Julho de 2012 às 13:25
Concordo plenamente, mas é mais facil culpar os outros da crise portuguesa. Até parece que a crise foi causada pela Merkel??? Absurdo.
Gil a 1 de Julho de 2012 às 14:36
Concordo em absoluto consigo, fazer da Merkel a má da fita é escamotear a irresponsabilidade, corrupção e impunidade dos politicos que governaram o nosso país nas ultimas décadas.
jorge castro a 1 de Julho de 2012 às 15:02
É muito triste reparar que, quando toda a Europa já constatou que a austeridade só leva à miséria, em Portugal os ceguinhos deste (des) governo, juntamente com uma coutada de economistas e ainda um conjunto de pessoas com pálas laterais, continuam a defender a austeridade!
Curioso é que esta "coutada" lá vai arranjando tachos na REN, na EDP, etc.. e vai passando ao lado da crise! Quem manda um povo pobre votar num governo de extrema direita? Aguentem-se....
anti-morcas a 1 de Julho de 2012 às 15:18
A Europa é só uma, porque raio a Merkel quer mandar e decidir? Todos temos uma palavra a dar. E quanto a esta crise, ela vem desde 2007 depois do trambolhão nos USA, capiche??
Eu a 1 de Julho de 2012 às 21:03
Não Gosto de Salazaristas... Se não gosta do comentário não o leia.
O seu cu deve ter muita inveja da sua boca, só sai M....
Bei a 2 de Julho de 2012 às 07:32
Antes da Srª Merkel estar lá no seu poleiro, já nós andávamos há muito a cavar a nossa tumba. E continuamos. A famosa austeridade é selectiva, é só para alguns. É a seleçcão natural na sua mais perversa versão economico-financeira. Atacam-se os mais fracos, para que os mais fortes possam manter as suas mordomias. As secretarias de estado, as empresas públicas, os institutos públicos e um longo etc., já para não falar na própia Assembleia da República, são o sorvedouro da riqueza nacional. É a Merkel que tem culpa disto?
É a Merkel que tem culpa de que haja uma justiça à medida do poder, da fortuna e da influência cada um? O que tem a Merkel a ver com os casos Casa Pia, Secretas, Freeport, Portucale, ...?
Na realidade, esta "derrota", como lhe chama o Domingos Amaral, em nada vai favorecer Portugal, somente Espanha e Itália.
Ainda assim, mesmo que a Alemanha e os grandes da Europa contribuíssem com algo para nos tirar da crise, esse algo ia ser comido pelos parasitas do costume e, quando chegasse a altura de retribuir, lá tínhamos outra vez o Zé Pagante espremido, prensado e centrifugado, para lhe sacarem tudo, até ao último cêntimo.
**
Agora, uma palavrinha àqueles que, declarada ou implicitamente, me chamam salazarista. Criticar os governos que tivemos desde o 25 de Abril, não é, necessariamente, afirmar que o que tínhamos antes é que era bom. Esse racicínio falacioso é o resultado de uma eficaz campanha de demonização do salazarismo, levada a cabo por quantos exerceram o poder ou, de algum modo, beneficiaram com a mudança de regime, para mascarar a sua própria inépcia governativa e a pouca fidelidade aos princípios que afirmam defender.
O golpe de estado de 25 de Abril de 1974 foi levado a cabo por um grupo de militares do exército português que preferiam polir cadeiras com o seu distinto nalgueiro a combater. Aconteceu que a única força política relativamente organizada, na altura, era o Partido Comunista. Foi, portanto, a opção natural para tomar as rédeas do Estado.
Houve, entretanto, alguma personagens sinistras, muitas das quais, então, exiladas, que, só por serem contra o regime, mas sem nada terem feito para o derrubar, se acharam no direito de pendurar ao pescoço as medalhas de "revolucionário" ou "combatente pela liberdade". O que estas personagens, sua descendência e seus sequazes fizeram foi instalar-se no poder o mais depressa que puderam, acautelar os seus interesses pessoais e tirar o máximo proveito da situação.
De facto, nada mudou. Os que continuam a pagar e a sofrer são os mesmos: ex-combatentes, retornados, operários, pequenos empresários, etc., enfim, a arraia miúda.
Ditosa pátria, que tais filhos tens!
Bruno Gomes a 1 de Julho de 2012 às 08:24
Os desorganizados latinos querem é que os alemães pagam as contas deles. Cada país deve assumir as suas responsabildade.
No caso de Portugal - dinheiro mal gasto em Expo 98, Euro 2004, autos-estradas sem fim, etc. Para não não falar na corrupção dos políticos. Mas foi o povo português que votou nos imcompetentes. E agora querem castigar os alemães que PENSAM antes de agir e que agiram com bom senso!
Tenham juizo e lutem pela vida. O mundo mudou e acabaram-se os almoços grátis!
VJ a 1 de Julho de 2012 às 11:44
Que comentário mais idiota.
Anónimo a 1 de Julho de 2012 às 12:40
Plenamente de acordo, vivemos num país de gente em boa parte, pelo menos as que ocupam lugares de poder, corrupta, desonesta, sem integridade e incompetente. Por isso estamos como estamos. Agora também é verdade que o povo é que vota e que os elege em vez de os penalizar. Não sei sequer a quem devemos atirar as culpas!
Susana a 1 de Julho de 2012 às 13:28
È assim mesmo que se fala. Os politicos portugueses sao corruptos e votam sempre nos mesmos corruptos e depois sao os alemaes que sao culpados.
Anónimo a 1 de Julho de 2012 às 14:54
Concordo plenamente. Que mania de sacudirem a água do capote. Viveram a boa vida com o dinheiro dos outros e agora queixam-se quando os que emprestaram querem o dinheiro de volta. Para muitos é só direitos e nenhum dever...
Estes argumentos da esquerda metem nojo.
Anónimo a 1 de Julho de 2012 às 18:08
Meu caro, a Alemanha também fez um mundial de foot e tem auto estradas de BORLA.
MENTE PEQUENA A DOS QUE NOS TEEM GOVERNADO
Este comentário é bem um exemplo de como certos portugueses são racistas contra si próprios. São latinos, nada a fazer. Ser desorganizados está-lhes na massa do sangue. Como está, depreendo, na massa do sangue dos judeus ser avarentos.
Os portugueses são predominantemente celtas, como os escoceses e os irlandeses. O que faz deles, segundo o estereótipo racista, líricos e místicos. Subsidiariamente, somos mouros (fatalistas), judeus (avarentos) romanos (corruptos) godos (violentos), etc. Tal como os alemães e todos os outros europeus, somos tudo e o seu contrário.
Deixemo-nos de racismos e de estereótipos, que só servem para mascarar interesses. Não queremos nem nunca quisemos que os alemães paguem as nossas contas. Nem eles nunca as pagaram, embora muitos deles (não todos) estejam convencidos que sim. Emprestaram-nos a juros baixos enquanto lhes conveio; e agora convém-lhes, ou pensam que lhes convém, emprestar-nos a juros altos. É tudo. Claro que contribuíram para a zona euro - mas o saldo entre aquilo com que contribuíram para ela e aquilo de que beneficiaram com ela é de 566.000 milhões de euros a favor deles. O que dá para pagar muitos, mas mesmo muitos almoços grátis. Só não dá para que andem a dizer que pagam as contas dos outros.
antonio queirós a 1 de Julho de 2012 às 08:41
Vamos andando na idade e vamos percebendo que quem mandas ão sempre os mais fortes. E que o poder, seja na família,local,dos governos ou internacional, obriga-nos, enquanto seres humanos submissos e carneiros, a dar (não a vender sequer) o rabinho sem qualquer contemplação. Não há mais nada a dizer.
Rajat a 1 de Julho de 2012 às 10:27
Aleluia !
Juntaram-se três grandes para fazer vêr que a Alemanha está em minoria nesta enorme Europa. Não podia ser. Uma união ? Só de nome, pois isto estava tudo muito desunido. Uma união em que manda quem tem dinheiro e poder económico. Culpa do resto da Europa que deu a mão à Alemanha após a guerra.
Sérgio a 1 de Julho de 2012 às 10:55
É isso mesmo, já fazia falta alguém que parasse a senhora e os seus súbitos. Não se compreende como mesmo para os liberais como esta senhora e o nosso próprio governo, se pode achar que a austeridade é o caminho para a economia. nada mais errado, pois a economia nunca crescerá com austeridade, muito pelo contrário.
Manuel a 1 de Julho de 2012 às 11:51
Deixamos a crise embora má mas temos de dar a volta, não vou falar de culpados porque haveria muito em quem falar desde o Cavaco silva enquanto primeiro-ministro.
O que me revolta realmente é a europa andar a mando duma só pessoa que é essa senhora MerKel, isto é vergonhoso.
Anónimo a 1 de Julho de 2012 às 16:07
Agora depois desta grande derrota, os culpados a nível da Europa que alimentaram a crise aos países
Mais pobres não deveriam ser chamados a prestar contas e serem julgados ? OU SÓ O ZÉ POVINHO
É QUE PAGA TUDO RESPONSAVEL PELA CRISE...Que os fachos deste País, governantes que pisam e humilham os que mais precisam e trata-nos a baixo de cão. O desgraçado do pobre tem de trabalhar
até cair de rastos porque neste país não há respeito pelos que mais sofrem e que cada vez menos ganha é isto que temos neste País castigar sempre os mesmos e os ladrões continuam a roubar e o governo ainda lhes pagam as dividas as nossas custas. BPN e toda a sua quadrilha lá vai o COELHO
Saudar todas as suas dívidas as nossas custas tenho vergonha de ser portuguesa pois só estamos
Rodeados de ladrões Já não há Portugueses com gará para contra canhões lutar lutar….
João Martins a 1 de Julho de 2012 às 11:43
A culpa agora é toda da Merkel. Com esta mentalidade retrógrada não veremos luz ao fundo do túnel, num mundo tão competitivo e globalizado como o de hoje. Não irei alongar-me mais. Outros que escreveram antes de mim, já o fizeram e reitero as suas palavras.
TROIKA a 1 de Julho de 2012 às 12:14
A realidade que hoje vivemos deve-se não à Alemanha mas sim a incompretencia dos nossos politicos que não são capazes de saber gerir uma casa quanto mais um pais. O grave disto tudo é que somos nós o povo o mais culpado que al longo de 30 e muitos anos colocamos este tipo de individuos que só sabem destruir o nosso pais aos poucos...são muitos destes individuos que roubam influenciam muitos dos desvios nas contas orçamentais que tanto falam...tenham paciencia...
Troika....
O que acabam de fazer à Sr.ª D. Merkel ainda é pouco. Só lamento é que mais Países não tenham também tomado atitude idêntica. Está de caras que enquanto uns empobrecem outros vivem do espólio que provocam. Com os aposentados/reformados é uma vergonha o que o Governo Português fez retirando-lhes os subsídios Afinal isto é ou não considerado inconstitucional? Será que o T.C . vai também embarcar na mesma nau permitindo que esta atitude siga enfrente? Estas verbas eram o resultado dos descontos que cada um fez durante a sua vida de trabalho logo o dinheiro já estava nas mãos do Estado portanto não estava a ser pago do orçamento mas sim da verba em caixa. Tudo isto é um ROUBO. A pergunta que gostava de colocar a estes Políticos "radicais" é se só têm "tintins" para ir ao bolso dos "pequeninos" e se o poder que exercem só tem expressão de prepotência nos mais desprotegidos e o anti vírus não permite que se ataque os poderosos. Tenho vergonha de ser obrigado a suportar num País como este Políticos desta craveira e do desrespeito que tanto estes como o Presidente da República exercem sobre a Constituição da República. Se esta já não serve para ser o garante dos Direitos e deveres de cada Cidadão sendo que esse garante tem que ser exercido na última pessoa pelo P.R . então para que se poupe alguma verba em prol das regras impostas pela Troika que se coloque a C.R . nos W.C. da Assembleia da República pois assim sendo poupa-se dinheiro em papel higiénico. Todos os dias somos confrontados com a corrupção e a fraude mas pelos vistos a Lei só foi feita para exercer o seu poder em casos de ser o pobre que "rouba" um pão para dar de comer à família que está cheia de fome. Para aqueles que enriquecem roubando ou que são corrupto a estes a Lei nada prevê e o facto è que não vejo nenhum deles preso ou que lhe tenham confiscado os proventos adquiridos em resultado de manobras menos licitas. Mais mesmo provado nem os conseguem meter na cadeia e ate em alguns casos ainda lhes perdoam não só as penas impostas como ainda por cima les dão de seguida cargos mais elevados dos que anteriormente exerciam. Dá vontade de dizer: DEUS fez este País Maravilhoso à beira mar plantado e o Diabo só para chatear colocou cá os Políticos que temos. Tenho dito e não fica tudo dito. Diga você o restante pois sabe tanto como eu ou mais nesta matéria. Por favor e a si mesmo e aos outros que o rodeiam comente e diga o que lhe vai no peito e na cabeça não seja M A S O Q U I S T A. Saudações
E, contudo, é ela que tem razão ao querer uma política monetária restritiva, ao querer uma moeda forte, ao querer orçamentos equilibrados, ao não querer um sistema comum de endividamento.
Foi derrotada pelos que querem a continuação das políticas carnavalescas de compra dos votos com dinheiros públicos para se eternizarem no Poder. Viva a demagogia!!!
Henrique Salles da Fonseca
Lisboa
http://abemdanacao.blogs.sapo.pt/