Um Casamento de Sonho: a história

É hoje o lançamento do meu novo livro, "Um Casamento de Sonho".

Espero que muitos leitores possam estar presentes, e terei o prazer de autografar todos os livros aos que o desejarem.

Mas, para aqueles que estão fora, ou que não podem ir hoje, por mil e uma razões diferentes, aqui deixo um pequeno resumo da história.

 

"Um Casamento de Sonho" é a história da minha geração, nos últimos vinte anos.

Quem não se casou um dia numa quinta, numa bela festa, onde se dançou até às tantas?

Quem não saiu à noite, não namorou, não se emocionou quando lhe nasceram os filhos?

Quem não passou por crises de amor, separações, traições, divórcios?

Quem não comprou casa, fez viagens a ilhas, quem não sofreu com a crise económica?

"Um Casamento de Sonho" é a história dos nossos namoros, dos nossos casamentos, dos nossos filhos que nasceram, das nossas ambições profissionais, da nossa forma de viver, e também a história das nossas desilusões, das nossas separações ou divórcios, dos nossos falhanços e perdas.

Sim, é a história da maneira como vivemos e amámos e fomos felizes e fomos infelizes nos últimos vinte anos, das mudanças e das modas, das manias e das novidades, mas também das políticas e das economias em que vivemos.

 

É claro que todas as personagens são inventadas, o livro não é uma autobiografia, não é a minha vida em história, nem a de ninguém em particular.

Mas, apesar de serem inventadas, estas personagens vivem o que nós vivemos, e por isso são parecidas connosco. 

Há histórias de amor muito bonitas, que acabam bem, e histórias de amor menos bonitas, que acabam mal.

E há outras histórias de amor que não acabam, e continuam a durar.

Há pessoas felizes e há pessoas perdidas, há pessoas fiéis e há pessoas infiéis, há mulheres modernas e outras menos modernas, há homens convencidos e outros mais inseguros, e depois há os que andaram por aí.

 

"Um Casamento de Sonho" é a história de um grupo de amigos, da Constança e do Leonardo, do Rafael e das suas várias namoradas, da Patrícia e do Miguel, do Guilherme e da Ana, e de como as suas ligações entre eles foram evoluindo ao longo de vinte anos, passando por crises, reconciliações ou afastamentos.

É a história de amigos que se zangaram, que se traíram, mas também de amigos que foram leais sempre e nunca abandonaram os seus amigos.

É igualmente a história das suas famílias, pais, irmãos, tios e tias, e do quanto as famílias são essenciais para se compreender a maneira de ser e o estilo de vida dos portugueses.

 

Mas, "Um Casamento de Sonho" é também a história recente de Portugal, da sua política e do seu desencanto, e da sua economia com as suas ilusões e desilusões.

É a história de como a economia condiciona a vida das pessoas.

Quando na economia nascem dívidas, no amor nascem dúvidas, e muitos conflitos surgem.

Os afectos não são imunes às crises, nem aos momentos bons.

Quando tudo corria bem, era fácil ter um casamento feliz, mas será assim quando tudo na vida nos corre mal, e à nossa volta há uma crise brutal?

É sobre tudo isso o meu livro, mas é sobretudo uma história de amor e amizade, ou melhor dizendo, de vários amores e de várias amizades.  

publicado por Domingos Amaral às 10:45 | link do post | comentar