O melhor ano de sempre de Jorge Jesus?

Este arrisca-se a ser o melhor ano de sempre de Jorge Jesus.

Depois da grande desilusão que foi perder um campeonato onde o Benfica chegou a andar com 5 pontos de avanço, e depois de perder dois grandes jogadores no meio-campo - Javi Garcia e Witsel - muitos eram os cépticos, e quase todos desconfiavam das capacidades de Jesus.

Ora, o treinador do Benfica está a responder à altura e, para já, está com resultados fantásticos. Não só lidera o campeonato com 2 pontos de avanço, como se qualificou para os quartos-de-final da Liga Europa, e já tem um pé na final da Taça de Portugal.

Continua a lutar em três frentes, e em 41 jogos oficiais disputados desde Agosto, tem o impressionante registo de 31 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, ambas na Champions, contra Barcelona e Spartak.

A percentagem de vitórias do Benfica é neste momento de 85,3% o que é um registo de fazer inveja a qualquer um.

Mas, há muito mais do que isso que deve ser dito sobre Jesus. Ainda se lembram do panorama no início da época? Logo depois de Witsel e Javi terem saído, ouvi e li muitos comentadores a dizerem que o Benfica ficaria de rastos e sem meio-campo; que o Benfica não tinha lateral-esquerdo de jeito e que a adaptação de Melgarejo seria um "flop", etc, etc.

Além disso, Luisão estava castigado durante meses, e Aimar e Carlos Martins tinham lesões que os iam impedir de jogar durante algum tempo.  

Perante este terrível cenário, o que fez Jesus? Pois fez apostas e trabalhou, muito, para conseguir uma nova equipa. No espaço de apenas 7 meses, eis o que ele fez.

Primeiro, "inventou" um lateral-esquerdo de qualidade, Melgarejo. Depois, "inventou" um meio-campo de qualidade, com Enzo Perez e Matic. Conseguiu ainda inventar 3 jogadores portugueses jovens, como André Almeida, André Gomes e Roderick. E, não contente com isto tudo, ainda "inventou" um extremo de grande talento, chamado Ola John.

É claro que eu sei que a época ainda não terminou, Jesus ainda não ganhou qualquer título, e os benfiquistas já estão vacinados contra excessos de euforia. Mas, há que dar os parabéns a Jorge Jesus por tudo o que já fez, que tem sido muito, e muito bom. Na liga Europa, quatro jogos, quatro vitórias. Quem fez melhor?

 

publicado por Domingos Amaral às 10:45 | link do post | comentar