As taxinhas do Costa e as taxonas do Pires de Lima

Qual a diferença entre as taxinhas do Costa e as taxonas do Pires de Lima?

Se um turista pobretanas vier a Lisboa passar um fim de semana, e gastar 400 euros em despesas, pagará uma taxona de IVA sobre essas despesas, e 75 euros serão diretos para o Estado.

Em comparação, em 2015 pagará apenas 1 euro de taxinha do Costa.

75 contra 1, é giro, não é?

 

Mas, se for um turista mais abonado, que gaste 1000 euros no fim de semana, a diferença ainda é mais gira. Desse total, em 2105 cerca de 187 euros irão para o Pires de Lima, enquanto apenas 1 euro irá para o Costa.

187 contra 1, é giro, não é?

 

E, se for um milionário, que se instale em suites presidencias e coma nos melhores restaurantes, enquanto torra dinheiro nas lojas de luxo da Avenida da Liberdade, gastando 5 mil euros no fim de semana, teremos que 935 euros serão o IVA do Estado, e apenas 1 eurito irá para o Costa.

935 euros contra 1 euro, é giro, não é? 

 

Apesar destas enormes diferenças, o ministro Pires de Lima atacou António Costa por causa das taxas aos turistas que a Câmara de Lisboa irá introduzir em 2015 e 2016.

No próximo ano, cada turista que aterrar na Portela pagará um euro. 

No ano seguinte, além disso, cada turista pagará outro euro por dormida nos hotéis da capital. 

Portanto, em 2016, um turista que cá venha passar uma noite e chegue de avião, pagará a fantástica quantia de 2 euros!

 

Aparentemente, o ministro Pires de Lima considera esta taxa, a que chamou jocosamente taxinha, como um perigo, capaz de afastar os milhões de turistas que visitam a capital e o país.

Ora, este vil ataque político, é na verdade um enorme exagero, sobretudo vindo de um governo que massacrou os portugueses com impostos, e subiu o IVA fortemente, ainda o subindo mais na restauração. 

Se a taxa de 1 euro é uma taxinha, as taxas de IVA de Pires de Lima são verdadeiras taxonas!

Embora tenha sempre dito que as queria descer, Pires de Lima teve de meter a viola no saco já por duas vezes, e manteve as suas taxonas altíssimas. 

É preciso ter muita cara de pau, como dizem os brasileiros, para Pires de Lima, o rei das taxonas, atacar a taxinha do Costa.

É "House of Cards", temporada 2: vale tudo!

publicado por Domingos Amaral às 10:37 | link do post | comentar