Porque é que o FC Porto é campeão e o Benfica não?

Mais uma vez, para grande tristeza dos benfiquistas e alegria dos portistas, o FC Porto foi campeão nacional de futebol. Parabéns pois aos azuis, mas parabéns também ao Benfica, que fez uma excelente temporada.

Aqui há uns meses, publiquei um livro onde defendi que quem paga mais em salários (fixos e prémios) aos jogadores e treinadores, é normalmente campeão. Ou seja, quem paga mais, ganha mais. E, mais uma vez, tive razão.

Embora ainda não se saibam os números definitivos da época, a verdade é que, nos relatórios semestrais de ambos os clubes, lá estava a diferença. Em seis meses, o FC Porto gastou 25,76 milhões de euros em salários e o Benfica gastou 23,55 milhões. Portanto...

A minha previsão é que, no final do ano, os valores serão cerca de 50 milhões para o FC Porto e cerca de 47 milhões para o Benfica, uma pequena mas relevante diferença em despesa salarial.

Para quem não acredita nesta relação muito forte entre a competitividade de uma equipa e a sua despesa salarial, é importante dizer que, nas últimas 12 temporadas a regra verifica-se em 10 casos!

Em 10 dos 12 anos, quem pagou mais foi campeão! E isso também se passou na primeira época de Jorge Jesus no Benfica, em que o Benfica foi campeão porque pagou mais aos seus jogadores e treinadores, tendo gasto 38,2 milhões de euros contra os 35,5 milhões do FC Porto.

É também esta a situação em quase todos os campeonatos da Europa, onde quem paga mais normalmente é campeão. O Benfica tem de perceber isto o mais depressa possível, e contratar ainda melhores jogadores, e pagar-lhes mais, para voltar a ser campeão. 

Porém, é evidente que esta regra não explica tudo. É uma regra necessária, mas não suficiente. Em futebol, quando duas equipas estão no mesmo patamar de qualidade, é nos detalhes que se vence e assim foi mais uma vez.

Alguns "pormaiores" deram o título ao FC Porto. A saber: um empate do Benfica com o Estoril, totalmente inesperado. Um golo aos 92 minutos no Dragão, também ele inesperado. 

Enfim, são detalhes que retiraram ao Benfica 2 pontinhos essenciais. Mas, a verdade é que, num campeonato tão equilibrado, os jogos entre FC Porto e Benfica foram fundamentais, e o FC Porto conseguiu vencer o Benfica no Dragão, mas o Benfica não conseguiu vencer o FC Porto na Luz.

A última vez que fomos campeões, essa vitória aconteceu e talvez só sejamos outra vez campeões quando repetirmos o feito.

De qualquer forma, qualquer pessoa que goste mesmo de futebol deve elogiar e aplaudir ambas as equipas, pelo excelente e emocionante campeonato que disputaram até ao último minuto. Assim sim, assim todos gostamos mais de futebol.

publicado por Domingos Amaral às 11:16 | link do post | comentar