As audiências de Sócrates: descubra em que grupo se encaixa

Hoje à noite, por volta das 21 horas, quando Sócrates aparecer para a sua muito aguardada entrevista, centenas de milhares de portugueses vão sintonizar o canal público, formando a maior audiência de sempre da RTP dos últimos cem anos!

Há mesmo quem diga que serão vários milhões de portugueses, mas é evidente que isso só se saberá nos dias seguintes. Porém, o que é já certo é que as motivações dos portugueses para verem a entrevista de Sócrates serão muito diversas. É mesmo possível fazer uma tipologia das audiências, dividindo os portugueses em diferentes grupos. A saber:

 

1- Grupo "Matem o Gajo Já!"

São os portugueses enraivecidos com a ressureição de Sócrates. Hoje à noite, a frase mais proferida por elementos deste grupo será "Este filho da p... devia era estar preso". Este grupo, que prima pelo palavrão e pela fúria cega, inclui muitos jornalistas de centro-direita, muitos taxistas e muitos indignados de extrema-direita e de extrema-esquerda. Independentemente do partido em que votam - do CDS ao Bloco, passando pelo PSD e pelo PCP - são o grupo mais extremista, cuja lucidez é quase nula, mas cuja raiva é imensa. Alguns deverão mesmo aparecer à porta da RTP, só para dar uns gritos.

 

2 - Grupo "Volta para Paris Já!" 

Não se devem confundir estas pessoas com as do primeiro grupo, pois estas são mais bem educadas, embora igualmente punitivas. São normalmente pessoas calmas com tendências ditadoriais dentro, que acham que Sócrates devia ser proibido de voltar a Portugal, mas que não têm poder para fazer nada. Limitam-se a pensar que Sócrates é um ser maligno, e devia voltar para Paris imediatamente, mas acabam por ouvi-lo, nem que seja só para confirmar que ele não tem razão em nada do que diz.

 

3 - Grupo "Fora da RTP Já!"

São milhares de pessoas, a julgar pela petição que circulou nas redes sociais. Não querem propriamente calar Sócrates, apenas o que querem calar...na RTP. São pessoas que estão naturalmente ainda indignadas pela forma como Sócrates governou o país, e que acham que o seu dinheiro de contribuintes não deve ser usado para promover o regresso de um dos maiores responsáveis da actual crise do país. Já destilaram a raiva assinando a petição, mas como não deu em nada, vão acabar por ver a entrevista, e dizer uns palavrões pelo caminho.

 

4 - Grupo "Atenção que o Gajo é Perigoso!"

É um grupo recém-formado, mas que tem cada vez mais portugueses, especialmente vindos dos partidos da maioria, CDS-PP e PSD. Com os dias a passarem, estes portugueses têm-se vindo a dar conta que "o gajo até tinha razão em muita coisa" e por isso o seu regresso é perigoso para o Governo, pois vai contribuir ainda mais para o descrédito de Passos Coelho. Alguns destes, depois da entrevista, vão provavelmente passar para os dois grupos acima referidos.

 

5 - Grupo "Isto Já Não Está Nada Seguro!" 

Estão obviamente neste grupo muitos socialistas que, sabendo das fragilidades da liderança de António José Seguro, temem que um Sócrates renovado e revigorado por dois anos em Paris a estudar filosofia seja um enorme sarilho para Seguro. O próprio Seguro deve estar neste grupo...

 

6 - Grupo "Será Que Este Gajo É Melhor Que O Coelho?"

São portugueses que votam em muitos partidos diferentes mas que não são militantes fervorosos de nenhum e que, em parte porque a situação está má, em parte porque até têm algum respeito por Sócrates, estão curiosos para o ouvir, pois as atuais lideranças dos partidos não os convencem muito. Este é um grupo que está em claro crescimento nos últimos dias, embora o Governo não se tenha dado conta disto. 

 

7 - Grupo "I Love Sócrates Forever!"

São os fanáticos socráticos, que lançaram petições a favor do regresso do seu herói, e que o defendem de forma empolgada nas redes sociais, listando os imensos méritos dos seus Governos. Estão enfurecidos com os portugueses que se lembraram de querer proibir Sócrates na RTP, dizendo que isso é censura e outras pérolas no género. Hoje à noite, há quem acredite que muitas garrafas de champanhe serão abertas por este grupo!

 

8 - Grupo "Chico-Espertos Laranjinhas" 

É um pequeno grupo instalado na presidência do Conselho de Ministros, formado à volta de Miguel Relvas e com o apoio do próprio Passos Coelho, que está muito orgulhoso com a ideia genial que tiveram de colocar o país a discutir o regresso de Sócrates, em vez de discutir as incompetências do Governo. Na aparência, o regresso de Sócrates é bom para este grupinho, mas há quem tema um ricochete... 

 

PS: Além destes grupos, há ainda um grupo muito vasto que, ao que parece, não fará parte da audiência, que é o Grupo "Não Vou Ver o Gajo Nem Morto!" Embora eu desconfie que alguns destes ainda vão acabar por saltar para um dos grupos 1 a 6...

 

   

publicado por Domingos Amaral às 15:02 | link do post | comentar