É evidente que Sócrates cometeu erros e alguns até bastante graves, mas qual foi o governo que até hoje não os cometeu? A dimensão dos erros cometidos por este governo não será maior? Não sei se o Pec iV resultaria, mas tenho a certeza de que a voz de Sócrates nas Instância Internacionais seria mais forte e não aceitaria ser o bom aluno e defensor do "custe o que custar".
O homem tem todo o direito de se defender, depois de toda a campanha que contra ele tem sido feita, muita dela utilizando a ignóbil mentira e falsidades.
É assim a democracia, goste-se, ou não, dela. Goste-se, ou não , do homem que é, indubitavelmente o que melhor se apresenta, com mais experiência e sagacidade em relação aos deste tempo, sendo que o seu maior defeito é não reconhecer alguns erros que cometeu por sua conta.
Não é Sr. . Domingos Amaral?
Nuno E. a 28 de Março de 2013 às 16:41
Parece-me que o comentário do utilizador "observador", é digno de maior registo que este "artigo de opinião".
normando a 2 de Abril de 2013 às 15:16
Todos os governantes cometem erros, uns mais que outros, mas a irresponsabilidade, descaramentos deste Sócrates sem vergonha, egocêntrico, vaidoso e irrealista, coveiro deste país e que devia estar na cadeia, é a maior vergonha da nossa Pátria desde que ela existe. É do tipo de pessoa que só consegue encontrar apoio no sectarismo doentio de certas pessoas iguais aquelas que fizeram os Hitleres, os Estalines ou os Pinochés. É simplesmente repugnante.
ZECA122 a 2 de Abril de 2013 às 16:56
è lastimoso como ainda há portugueses que conseguem acolher este Senhor "pinoquio" e se lhe desculpam todo o mal que fez ao País...Concordo que todos os Governantes tiveram culpa no que está acontecer..cujos maiores culpados podem-se citar ...MARIO SOARES...FREITAS DO AMARAL...CAVACO SILVA....GUTERRES..E PRINCIPALMENTE SÓCRATES...Portanto meus amigos a verdade deste artigo está correcta..Mas os maiores culpados são os directores de programas das diversas televisões que para terem lucro através das audiências não olham a meios para atingir os fins...Esses sim são os verdadeiros culpados porque fazem estes convites e ninguém lhes chamam a atenção...Lembremos .os políticos que estiveram ligados aos governos ..Daí todos terem culpas no cartório.......e agora vem para as TV comentarem aquilo que não fizeram quando teriam Hipóteses de fazer....Por ordem alienatório .......MARCELO REBELO, JORGE COELHO , ANTÓNIO VITORINO, AUGUSTO SANTOS SILVA, MARIO SOARES(ESTE DEVERIA ESTAR AO LUME E ESTAR CALADO FOI O MAIOR CULPADO LEMBREM-SE DA DESCOLONIZAÇÃO CM FOI FEITA """NÃO SOU RETORNADO PARA QUE CONSTE""..MARQUES MENDES...Este governo está apenas a tentar consertar o que todos fizeram mal ..uma vezes bem outras não tão bem ..mas o que eu lhes aponto mais é ao não dar informação mais detalhada ao povo ..e deixa que os comentadores e oposição encharquem o povo com falsas questões ...LEMBREM-SE DE UMA VEZ POR TODAS ....SE O TRIBUNAL CHUMBAR O ORÇAMENTO .. NINGUÉM DUVIDE ..VEM AÍ MAIS RECESSÃO , MAIS DESEMPREGO .SEGUNDO RESGATE E MUITO MAIS GRAVE QUE ISSO.....B A N C A R O T A ....VIRAM BEM....EU REPITO ...B...A...N...C...A(((())))R...O...T...A----....DEPOIS EM VEZ DE FICAREM SEM UM SUBSIDIO FICAMOS TODOS SEM O ORDENADO ..LEMBREM-SE DA ARGENTINA .....TENHAM JUÍZO TODOS EU SOU UM REFORMADO GANHO 911 EUROS E JÁ FIQUEI SEM DOIS ...SE VALER A PENA ÓPTIMO SE NÃO VALER A PENA ENTÃO QUE SE LIXE TUDO E JÁ NÃO ACREDITO EM NINGUÉM.....CUIDADO...EU SEI DO QUE FALO
AugustoFerreira a 4 de Abril de 2013 às 01:51
Parece-me que anda aqui algum filho da puta a não querer que eu diga a verdade. Mas eu insisto em dizer o que sinto, que a descolonização, já devia ser feita ainda pior para que aqueles que maltratavam os autóctones, que vocês chamavam (Pretos ) pagassem pelo mau trato que lhe deram. Nós fomos lá diziam que íamos defender a Pátria, e morríamos por ela, depois eramos enterrados num monte em Moçambique( Mueda), Íamos lá matar e morrer, para defender meia dúzia de tubarões, que não sabiam fazer nada e não davam os direitos aos autóctones, Pretos, que nem a tropa respeitavam. Se o Senhor não foi retornado como diz, não foi á guerra, como sabe duque fala? O senhor e outros como o Senhor falam duque não sabe e tentam tapar o olhos a quem os tem mais abertos duque o Senhor. O Povo é que são enganados pelos reacionários, e agora, sim estamos a sofrer as consequências. O Sócrates governou a Europa? Para estar tudo em crise? Ele foi um dos melhores que tínhamos a governar, mas não quiseram. Ele não fugiu como o vosso querido Durão Barroso. Ele avisou que era pior se viesse a Troica. E tinha rasão. vejam só os que já nos tiraram, e o buraco está mais fundo. como é? Roubam-nos e não é para pagar? Parece impossível ainda no tempo que foi o VINTE E CINCO DE ABRIL, e ainda haver gente como você. Todos os partidos considerados á direita são contra os trabalhadores. Eu como sou trabalhador na reforma, Não me calo como nunca me calei quando trabalhava. Não mande os outros abrir os olhos. Só queria que o Senhor lesse, as minhas Memorias desde quando fui para a tropa em 1963/1966. que o que passamos o Senhor se fosse tão sensível ao sofrimento, como é sensível a defender estes ignorantes, e depois de ver as nossas partidas para o Ultramar combater contra os donos das suas terras, e seu País, no filme (MÂE) que já disse que está no facebook, o senhor mudava de ideias, ou se visse um filho seu a partir e não saber se o voltava a ver, mudava de ideias. Parece que está por hoje tudo dito, não tenciono convence-lo, mas sim dizer algumas verdades, que infelizmente á muita gente como você, uns iludidos outros ignorantes. Dizíamos quando eu trabalhava; Enquanto que houver trabalhadores de lancheira na mão, e serem psdes, não íamos a lado nenhum. aí está o ressoltado. Voltou o Fascismo. Quem recebeu os dinheiros que vieram ás pipas dele? E quem o distribuiu? E a quem? Onde está o rendimento dele? Agora são os mais desfavorecidos que pagam, e como já noticiam na televisão que já há quem roube para comer. Algum da isso aconteceu com o Partido Socialista a governar? deite as mão á consciência, E quando escrever não ofenda os mais desfavorecidos, que eu não me queixo. Mas defendo. Mas comecei a trabalhar tinha treze anos de idade. Passei pela fome peste e guerra. Hoje conheço os que me fazem bem e os que me fazem mal. Augusto Ferreira
PTR a 5 de Abril de 2013 às 14:11
caro Augusto, para além de dogmático a quem fizeram 1 lavagem ao cérebro e de ser completamente inepto, nem falar / escrever sabe. Comece por se informar melhor para poder dizer tanto disparate de 1 só vez (olhe que ainda se engasga).
Quem disse que toda a direita é contra os trabalhadores? isso quer dizer que os de direita não trabalham e isso é exclusivo de que é de esquerda?
Não me querendo alongar muito porque nem vale a pena, quando refere "Agora são os mais desfavorecidos que pagam, e como já noticiam na televisão que já há quem roube para comer. Algum da isso aconteceu com o Partido Socialista a governar?", eu respondo com 1 pergunta: "como é que a familia do Sócrates tem sob a sua gestão um valor de 383 Milhões de Euros?" ... ahhh, está certo, como são de esquerda são trabalhadores pelo que deve ter sido pelos seus limpos e lícitos rendimentos, frutos do seu trabalho!... está certo!
AugustoFerreira a 8 de Abril de 2013 às 00:22
Parece que não vale apena escrever neste comentário porque continuam a cortar a minha escrita. Se assim é vou desfazer tudo para que fiquem descansados. A vós SOCIALISTA não pode ser ouvida boa sorte para todos acabou aqui o meu entretimento. Porque mais uma vez me apagaram o que tinha escrito, pedindo desculpas a quem se tinha sentido com os meus comentários. Augusto Ferreira. Entendam-se que eu voto SOCIALISTA.
kimakrs a 26 de Abril de 2013 às 21:46
Então v. tem a falta de vergonha suficiente para, publicamente, procurar ofender um homem que não terá tido as oportunidades que lhe couberam a si que só teve o mérito de as aproveitar (?) mas que, como qualquer criança, não as produziu.
Os que puderam ir aprender mais numa escola, foram desde logo uns privilegiados e, nem por isso, merecem mais considerações que outros e, nem sequer, significa que possuam menos capacidade de raciocínio que os menos sortudos.
E este homem, o Sr.Augusto, mostra bem que aprendeu muito da vida e, muito mais do que v. parece ter aprendido pelo menos em termos de educação.
E uma prova está à vista. Simplesmente, tiveram a sorte de nascerem de gente que tinha posses económicas.
Mas, sabendo-se o que se deve saber deste mundo, é um péssimo cartão de visita quem acusa alguém, como defeito ou incapacidade, o facto de não ter adquirido mais instrução, ignorando as condições que essa pessoa vivia que, quase sempre, se tratava de uma luta pela sobrevivência.
De si, também se os seus altos estudos e elevada cultura, dá para perguntar "quem disse que toda a Direita é contra os trabalhadores", põe bem em evidência a sua ignorância do que se deve entender por Direita política, e isso para quem se atreve a falar de política, é grave.
Mas, o que o Sr.Augusto disse está absolutamente certo quanto à guerra do que foi chamado "Ultramar", embora possa ter posto a questão de modo mais exaltado mas, eu sei que estes temas são mesmo para exaltar quem se apercebe das causas criminosas que os envolveram.Também não será de alguém de superior cultura, dizer de um velho ex-combatente que arriscou a vida para defender uma Pátria madrasta, que recebeu uma lavagem ao cérebro.
Isso demonstra que v. nem sabe do que fala.
Afinal. é caso para perguntar que terá v. recebido para ter tais comportamentos?
jack a 7 de Abril de 2013 às 01:28
caro sr.Pela linguagem utilizada e pelo seu portugalês,acho que o senhor (?)não merecia nem merece mais nenhum comentário a não ser este.Fala em descolonização,retornados,pretos,reacionários,25 de ABRIL,fascismo,depois mete-se pelo meio a defender o tal Sócrates e o partido socialista,etc.etc.Afinal você não foi ou não andará enganado?É que pelo que diz no seu comentário,não me parece ser nem socialista,nem comunista,nem bloquista.Ah, mas é de esquerda ,o que é um orgulho (para si).Mas para mim, afinal voçê é um "pobre e honrado"trabalhador reformado ou aposentado,que começou a trabalhar ao 13 anos,sobreviveu á peste (?) e á guerra,e hoje sente-se revoltado,indignado,não é?Pois é.Mas ,nunca é tarde.Acho que voçê há muito que devia ter deixado Portugal e ainda vai a tempo de ir para Cuba ou Coreia do Norte.São países governados por uma esquerda ,próxima da sua e portanto aonde o sr. seria mais feliz.
AugustoFerreira a 7 de Abril de 2013 às 17:31
Ó meu caro Domingos. O Senhor chama-me de ignorante e que não mereço comentários, por ser de esquerda, SOCIALISTA. Parece-me que o senhor é que é analfabeto, embora tenha estudos. O senhor dítropa as minhas ideias e o meu pensar. O senhor não consegue aceitar uma ideia, vindo da esquerda. Mas vamos ver daqui para o futuro quem é que vai para cuba, ou se terá que ir para a Sibéria. Eu quando falo, ou escrevo sobre fome, peste e Guerra, eu por tudo isto passei. não sou um Homem que viveu em liberdade, como você. E por isso diz que o meu portugalês é fraco. Eu já lhe respondi, que no meu tempo só estudavam os filhos dos tubarões!... Sabe o que isso é? não sabe de seresta senão não falava assim. Eu posso ser muito ignorante, mas você dá a entender que é mais esperto, Mas não sei se ainda é mais burros dos que são burros. Se não entende o que eu digo, ou escrevo, pergunte que eu respondo-lhe. Já o afirmei que sou analfabeto com a quarta classe, e comecei á pouco a bulir num computador, sem ter que tirar o curso, que o senhor se tivesse a quarta como eu, de certeza que nem sabia responder,, e escrever como escrevo.. Se fala da riqueza do Sócrates, pergunte-lhe você se tem curiosidade em saber como a ganhou; Que a Duarte Lima que é da politica que você apoia já todos sabem, Assim como de outros, do seu partido. O que se passa nos outros países a mim não me diz respeito. Mas diz-me respeito o que este governo que o senhor elegeu, o que me tira, e que a divida cada vez está maior. Porque não fala disso? Só lhe interessa falar dos outros, e esquece-se dos seus as asneiras que fazem, que só sabem tirar regalias, por motivo da crise, e a divida não se paga? Porque nos tiram o dinheiro e as regalias? não me explica? Como português que é e sabe, não escreva a pontos de ofender quem está de boa fé. SOU SOCIALISTO, COM MUITO GOSTO. Não sou socialista praticante, não é para o senhor dizer que sou de esquerda, e que vá para outros países. Eu sou Português, Mas com este governo tenho desprezo de o ser. De um a um vai ver que eles vão fugir todos, com o dinheiro que nos roubaram, e deixam os problemas para os outros resolverem. Mas tenho a certeza , que já não é a primeira vez, que o Partido Socialista resolve as cagadas que o psd deixa. Respeite se quer ser respeitado. Um forte ABRAÇO DO CORAÇÂO, que gosto de escrever para quem me entende. Não para quem não me compreende. Sempre Augusto Ferreira, que não é daqueles que se deixa lavar o cérebro como diz aí, um ateu em cima.
Tonecas Melga a 12 de Abril de 2013 às 01:13
Diga-me uma coisa se faz favor.
Que tem Cuba ou a Coreia do Norte a ver com os dislates deste tuga ?
Por acaso vivemos num país muito melhor que Cuba, por exemplo ?
A taxa de analfabetismo em Cuba é de 0.021%...
A Saúde é grátis...
Na Coreia do Norte, bem na Coreia do Norte tem duas coisas pelo menos, melhores que Portugal:
1ª O Presidente quando fala não cospe.
2º Morrer na Coreia do Norte é à borla !
jose a 8 de Abril de 2013 às 12:40
Caro amigo Augusto Ferreira, aqui tem um seu apoiante, parece que temos os mesmos ideais e as mesmas queixas, eu também entre na Marinha em 1963 e em 65 estava em Moçambique, a minha tropa era outra mas andei lá a desembarcar soldados, comandos, fuzileiros e sei como era, tambem tenho as mesmas queixas quanto a estes ladrões que me roubam agora aquilo que descontei durante 38 anos e ainda aparecem estes arautos ou se calhar lacaios desta corja de tedyboys que não fazem mais nada que roubar pra eles fazerem as vidas que fazem, não vou alongar-me mais pq o senhor já disse muito mas muito fica por dizer ainda, venha o Sócrates pq vale mais um Sócrates do que 100 atrasados politiqueiros que existem agora por ai.
francisco silva a 15 de Abril de 2013 às 20:58
Absolutamente de acordo com tudo o que diz.
kimakrs a 24 de Abril de 2013 às 20:54
Meu caro, você tem toda a razão e a verdade deve ser como azeite na água, subir à superfície.
Eu estive nos piores tempos da guerra em Angola e nos piores locais, 1961/63, e lá a situação era tão desgraçada para os pobres coitados dos "pretos", que acabei sentido mais revolta contra essas pessoas do que contra os que me davam tiros de dentro do capim.
Na altura, ganhava lá cerca de 10.000400/mês, como miliciano, e um dia dei 2450 de esmola a uma velha preta que tinha um aspecto terrível por queimaduras na cara e no peito.
Fiquei em pânico pela reacção inesperada da desgraçada que se agarrou às minhas pernas e queria beijar-me as mãos e me chamava santo ...a mim que sou agnóstico, e mais tarde reconheci que dera como esmola a maior verba que aquela mulher deve ter tido na vida.
Tenho tantas histórias para contar, mas irão morrer comigo.
Saudações, para si e coragem que voltámos a estar em guerra, só que agora somos os colonizados.
Alex a 4 de Abril de 2013 às 12:37
Lolllllllllllllllllllllllllllllllllll............
kimaks a 5 de Abril de 2013 às 00:06
Camarada, ex-combatente, era assim em Moçambique?
Pois, eu desse lugar nada sei, mas imagino.
Sei e muito bem, e guardo comigo as piores memórias de Angola/61.
Por lá havia a escravatura, aquela em que os homens eram arrebanhados como gado, amarrados uns aos outros por uma corda comprida e levados para trabalharem para os agricultores brancos.
Os colonos ficaram indignados com a ordem da nossa tropa não poderem bater e ou matar qualquer indígena.
Fomos odiados por isso e pela campanha psico-social que foi desenvolvida.
Como fizeram os traficantes no tempo das cowboyadas no Faroeste a impingir álcool aos ínidios, os nossos colonos faziam o mesmo aos pretos com o vinho que recebiam daqui.
Ofereceram-me trabalho numa revista "Notícia" que eu recusei porque não quis fazer parte daquela gente, que para mim, foram os verdadeiros e únicos causadores da guerra e do que se lhe seguiu.
Ainda bem que apareceu um Mário Soares, com as costas largas, e digo isto sem gostar desse personagem mas por outros motivos e que são do seu comportamento por cá.
Concordo com o resto do seu comentário.
Este idiota mas esperto Relvas, não sei o que fazia em África mas pertencia àquele bando de semi-analfabeto, espertos, mas que eram maus como cobras e que ficaram com um ódio visceral contra os portugueses da Metrópole que muitos deram os filhos para morrerem sob o fogo e tortura do inimigo para os manterem na sua maldita acção de colonos sem coração.
Nunca perceberam que os naturais africanos eram homens e mulheres como eles e qualquer imbecil que ia daqui, lá era um senhor superior em tudo às pessoas nascidas com cor de pele diferente da suas.
Qualquer desses imbecis, davam-se ao luxo de ter três ou quatro "criados" pretos (salários quase ao custo zero com direito a bater-lhes).
A nós tropas que, a maior parte eram muito pobres e pouco letrados, os pretos tratavam-nos por "meninos".
Enfim, um panorama terrível mas muito interessante, e que é lembrado com muitas saudades por estes colonos sem coração.
Como eu gostava de poder acreditar que há Deus e que viria a fazer a verdadeira "justiça" mas, antes pelo contrário, se há Deus porque permitiu estes crimes durante tantos anos?
Mas, sai Relvas mas fica o Coelho a comer ração de luxo que lhe fornecemos... para nos liquidar porque somos de cá e tivemos a culpa de não morremos todos a combater para eles continuarem a gozar como...brancos nas colónias.
J. Oliveira a 22 de Abril de 2013 às 10:49
Sr. Kimaks não sou da sua geração mas de uma posterior. Tudo o que disse aqui me comoveu bastante e me parece que é uma pessoa que viu e sentiu muito durante a sua vida e em especial durante a experiência da guerra colonial. Queria agradecer-lhe por expôr e partilhar aqui a sua experiência, tenho esta ideia de um Portugal muitas vezes hipócrita - um de racismo encoberto - mesmo nas gerações ditas mais jovens - de chico-esperteza e de vigarismo puro e simples -mas fico feliz quando encontro uma pessoa genuinamente boa e humilde para quem os valores humanos ultrapassam conveniências ou agendas partidárias, ou negociatas de meia-tigela, que é dizer o mesmo no contexto actual. Lembra-me que de facto são estas pessoas que ainda vão fazendo desta nação um país mínimamente decente, e são estas as pessoas com quem gosto de trabalhar e privar. Parabenizo-o pelo seu eloquente comentário, oxalá houvesse mais gente com o coração no lugar a liderar este país, fossem eles da cor política que fossem. Decerto estaríamos bem melhor.
jack a 7 de Abril de 2013 às 00:00
subscrevo tudo aquilo que disse.Os portugueses tem o que merecem,só lamento é que eu e uma minoria de pessoas também apanhamos por tabela sem que para isso tenhamos contribuido.
Jose Ferreira a 7 de Abril de 2013 às 22:15
Não concordo com a sua opinião, ela não é isenta revela a sua tendência ou simpatia partidária. Os Portugueses não são parvos se não não tinham batido recordes de audiência na primeira entrevista.
antonia a 9 de Abril de 2013 às 10:49
Gostei deste comentario,,aprovo e digo que é orrível quando vemos na parvalheira que o nosso povo se deixa levar...Nao devia de haver nenhum portugues que desse ouvidos a esse corrupto do Socrates e essa cambado que o apoia e digo bem Alto que o Mario Soares vem agora meter nojo quando ele ja passou á muito da hora dele se pronunciar e que tanto roubou tambem e as reformas que recebe pode ter a certeza que nao trabalhou assim tanto para as merecer ...desgraçados de nos que passamos a vida a trabalhar e corremos o risco de nao ter nem a que temos direito ...para esses mamoes poderem comer o que é nosso e no fim nos por a pagar enquanto eles ainda tem a lata de vir comentar o governo dos outros ...mal ou bem se estamos como estamos é graças a esses lamboes ...entam que se calem e desapareçam ao menos...
AugustoFerreira a 11 de Abril de 2013 às 23:41
Senhora dona Antónia, se é que assim se chama.
A Senhora está contra o Sócrates e contra um símbolo da democracia? A Senhora tem razão quando diz, que estamos a sustentar lambões; Mas não cor partidária. Escusa de o dizer porque só quem é sego e surdo, e ignorante é que não dá fé da sua cor partidária. No Cabaco, não fala e nestes que nada nos dão e só nos tiram, não fala. A Senhora não sabe que se não fosse o Mário Soares, e outros, que já não adiantava nada haver esta tecnologia, porque já não podíamos escrever e dizer o que queria-mos. Não havia liberdade, amenos que a senhora seja contra a democracia que cada vez está mais doente por culpa de quem apoia estes governantes. Cada vez que o PSD-e o CDS, estão a governar-nos, a democracia está sempre em perigo, assim como a liberdade. Se não fosse os SOCIALISTAS, já tínhamos a boca tapada, ou se falacemos eramos presos. Nunca diga mal do MÀRIO SOARES, que é quer você queira ou não queira, Ele tem muito valor e deve falar sempre que se abordem dele. Porque se se abordam dele, é porque tem valor. O que ele disse para si incomodou-a, por dizer que os SOCIALISTAS não deve servir de cobaia dos senhores governantes; Porque se não preocuparam, em ajudar o País, quando estavam no governo os SOCIALISTAS? Esto também serve para outros comentadores, escritores que pede para que se juntem todos para resolver a crise. Mas pedem agora porque lhe falta a competência. Agora é tarde. Estou de acordo de quem faz as asneiras que as paguem, mas nunca sentimos tanta falsidade em governantes como os que estão e estiveram, não os antecedentes, mas os outros atrás. Se não se lembram, eu como um Portucale zito, de quarta classe, Lembro, que quando os anteriores SOCIALISTAS, Sócrates, foi lhe dito que a economia, estava em três e meio por cento. Os SOCIALISTAS, SÒCRATES, contava com cinco e meio por cento. Quando Tomaram conta do governo, foi descoberto, que a divida era de seis e meio por cento. Afinal quem mente? Se estes governantes estavam alertados que era pior, para o povo vir a troica, porque não deram as mãos nessa altura e resolviam o problema da economia? Mas não como era fácil, votaram contra o peque quatro, e foi fácil deitar o governo abaixo. Agora pedem ajuda, a quem foi atraiçoado? Eu posso sofrer muito com estes governantes, mas acho que eles devem dar conta do recado, até serem presos. Não vem que que eles querem acabar com a CONSTITUIÇÂO que é o instrumento mais valioso de Qualquer Democracia, e eles só fazem lei anticonstitucionais? Esta é para o Presidente da republica; Este sim é que devia desaparecer, e pode ter vergonha na cara, jurar cumprir a constituição e faze-la cumprir, e agora com estes governantes deixa passar leis inconstitucionais? O que é que ele quer dizer com esta maneira de pensar? Também é um portugalês como diz o senhor Domingos, a um Homem serio que foi sempre enquanto trabalhou? Agora espero a reação de todos os que gostam desta democracia. Augusto Ferreira
birra47 a 10 de Abril de 2013 às 18:27
Você sabe do que fala. Sem comentários que nao seja o seguinte: Presunção e água benta cada um toma a que quer
Como é que Mario Soares faz a descolonização em 1975, se já não havia colonias desde 1960 ?
kimakrs a 24 de Abril de 2013 às 21:29
Interessante intervenção.
Fiquei a pensar nisso.
Anónimo a 16 de Abril de 2013 às 17:31
Tanta Inocencia a proposito da suposta eficiencia do actual governo. Qual é o problema se vier mais recessão para os que já têm de se governar com pouco? O problema será para os que tem reformas com pouco mais de 10 anos de descontos, para os que na banca e outras instituições que, tendo sido decisores em causa propria, se auto-beneficiaram com benesses escandalosas.
mirra tadeu a 12 de Abril de 2013 às 08:44
o socrates cometeu um erro foi calar-se para cada pacovio dizer as suas bravatas deixando o gastador cavaco ha vontade sabendo que seria pior para portugal colocando la o passos que afinal conhecia muto bem pois ate foi seu colocador cartazes e o afastou por incompetencia e mau caracter e aqui fica demostrado que o que foi eleito para defender direitos e o povo o traio ao pactuar com semelhante inegrume que afinal ate vai a premio nobel como o pior algma vez governante
Anónimo a 15 de Abril de 2013 às 17:34
que socas socas socas vergonhoso pirou-se para França á custa do nosso dinheiro e agora regressou porque também não o quiseram lá e tenta dar a volta á custa da ignorância de muitos portugueses que ainda não sabem que dinheiro emprestado tem de ser pago. Ou já viram um banco dar créditos e não ter de pagar ? Santa ignorância .
Jose Pereira a 15 de Abril de 2013 às 23:20
Nao entro na defesa de Socrates, nao so por nao ter competencias para tal como estou certo que ele nem quereria que assim fosse. O meu caro tem as suas conviccoes e, e livre de as expor com mais ou menos pulimento. Isso e consigo. Agora, o que desconfio e que o meu caro fara parte das tais milicias... sabe, nao sabe?
kimakrs a 24 de Abril de 2013 às 20:41
Não sei o que fez Sócrates para merecer tantas críticas, porque também a forma como as que lhe são endereçadas não apresentam nenhuma consistência que permita a alguém as aceitar como justas.
De muitos outros PM se poderia dizer o mesmo, como V. aliás admitiu.
Mas, meu caro, acho que fazer um retrato de alguém assim na base de características pessoas, não merece qualquer credibilidade quem usa esse recurso para a atacar.
Poderia ter sido um bom PM (e nem sei se o foi), que reunisse na sua personalidade, a irresponsabilidade, descaramentos, sem vergonha, egocêntrico, vaidoso e irrealista, e isso pouco ou nada implicaria na qualidade da sua governação.
Quantos outros políticos não têm personalidades iguais ou piores que desconhecemos?
Políticos que v. pode dizer muitas outras coisas até piores das que diz de Sócrates, mas que decerto não poderia dizer de vaidoso, egocêntrico, sem vergonha, teria sido o Vaso Gonçalves.
O que vejo no Sócrates é carisma, discurso fácil e muito expressivo que o torna num grande comunicador.
Se é vaidoso e auto-convencido será problema dele.
Mas, curiosamente, v. também revela algumas propriedades das que atribui a Sócrates.
E, como quererá justificação. também v. "só consegue encontrar apoio no sectarismo doentio de certas pessoas iguais aquelas que fizeram os Hitleres, os Estalines ou os Pinochés. É simplesmente repugnante.
É que v. tal como diz de Sócrates, também irresponsável e descaradamente infringe a Lei que defende: "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória") e a dicção do item 2º do art. 32 da Consituição portuguesa ("Todo o arguido se presume inocente até o trânsito em julgado da sentença de condenação, devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa.
Eu náã estou a defender Sócrates, só que procuro defender a ética e moral e a Lei que entendo correcta e defensa para todos.
E quem infringe as leis, pode ser passível de um processo penal e, no seu caso, merecia-o.
costa a 29 de Março de 2013 às 00:47
vergonha é querer calar quem tens os mesmos direitos de qualquer um ! vergonha é uma serie de impropérios e calunias criados a volta de um homem . Erros quem tem a pagina limpa desde o 25 de Abril ?
Guarde as suas teorias baratas..e saiba respeitar os outros..cresça..faça esse favor a si mesmo....e aprenda a usar a sua cabeça.
Gabriel a 29 de Março de 2013 às 16:31
Estou totalmente de acordo com o Sr. Costa.
sou contra os anonimos.
cumprimentos
josé costa a 31 de Março de 2013 às 18:12
O SR. DOMINGOS AMARAL PARECE QUE NÃO GOSTA DA DEMOCRACIA POIS É O UNICO SISTEMA ONDE TODOS TEM O DIREITO DE DEFEZA CONTRA AS CALÚNIAS, MAS PARECE-ME QUE ELE ESTÁ IDENTIFICADO POLITICAMENTE
OH MEU QUERIDO AMIGO: A DEFENDER O SÓCRATES DA MANEIRA COMO DEFENDE DÁ-ME A IMPRESSÃO QUE COMEU DO MESMO TAXO QUE ELE E AGORA DEIXOU DE COMER! DIGA-ME MEU AMIGO COMO ARRANJOU A MÃE DESTE FIGURANTE TANTO DINHEIRO PARA COMPRAR UM ANDAR NUMA ZONA DE LUXO TENDO SIDO ELA UMA EMPREGADA DOMÉSTICA? E OS NEGÓCIOS QUE ESTÃO EM NOME DELA E DOS PRIMOS? NÃO DEFENDA ESTE CRÁPULA PORQUE ELE NÃO ROUBOU SÓ A MIM MAS A TODOS OS PORTUGUESES. NÃO O DEFENDA JAMAIS PORQUE FICA-LHE MAL PERANTE OS PORTUGUESES. EVITE QUE O CHAMEM, A SI, DE COMPARSA DESSE LADRÃO.
CV a 30 de Março de 2013 às 10:28
A inveja é o mal de muita gente. Faça o favor de se deslocar a Vilar de Maçada, de onde ela é e faça perguntas. Depois calará essa inveja desmedida. Nada sabem e vomitam ódio.
Anónimo a 12 de Abril de 2013 às 22:19
PARA FALAR ASSIM DA MAE DO ENG. SOCRATES DEVE TER ALGUM DESGOSTO DE AMOR,DEIXE LÁ A SENHORA.SE A FOSSE VOÇÊ NÃO FALAVA DA MAE DOS OUTROS.PORQUE MAE HÁ SÓ UMA. VIVA O PS, VIVA PORTUGAL,VIVA O 25 DE ABRIL. E VIVAS PARA MIM, PORQUE TAMBEM PARTICIPEI NELE COMO MILITAR.TENENTE MELICIANO.
CV a 14 de Abril de 2013 às 00:44
Sabe, verdadeiramente nunca sofri de qualquer desgosto de amor, mas sofro por ver, neste País, tanto imbecil a dizer tantas imbecilidades. Tenho óculos e dificilmente a areia me entra nos olhos. Procuro enxergar bem
machado a 30 de Março de 2013 às 14:46
caro sr ,eu sei que vós da direita viveis da calunia e da mentira ,quanto á mãe do SÓCRATES ser sopeira venha a VILAR DA MAÇADA onde ela mora e pergunte ao povo da terra o que ela fazia quando activa e ficará a saber que a srª foi professora e o pai eng.da camara da COVILHA .É lamentável que pessoas c/ o sr que só sabem difamar na base da mentira e só porque graças a ABRIL não sois punidos continueis a votar postas de pescada sem ser responsabilizados pelo crime cometido.
jfarinhote a 1 de Abril de 2013 às 15:24
Você está enganado. Antes do 25 do 4, se se roubasse e enganasse o Estado é que se ia preso e não agora.
Anónimo a 30 de Março de 2013 às 19:10
caro senhor,
pelo que tenho ouvido e lido, o sócrates não roubou os portugueses. fala-se que o dinheiro que tem veio do freeport. logo roubou os ingleses. não acha bem? quem roubou os portugueses foram efectivamente os crápulas do bpn.
PTR a 5 de Abril de 2013 às 17:09
claro... e pela sua conversa, 2 erros anulam-se, certo? é do estilo: oh mãe, ele bateu-me!... então vai lá e bate no irmão dele!... 2 erros não se anulam, somam-se! e a bola de neve aumenta, e é assim que o descalabro começa... devagar, com "pequenas" cedências ao que é correcto... depois já não se consegue controlar e aí vale tudo... vamos roubar aos ingleses, eles que roubem aos alemães e estes que roubem aos gregos e estes aos russos e estes aos cipriotas... só falta agora ainda vir dizer que o "satã" americano é que está por detrás de tanta inépcia nacional!... a verdade é que somos 1 povo de sebastianistas à espera que alguém nos salve, a nós pobres coitados que não nos valemos a nós mesmos!... uns são sebastianistas, outros marxistas ou ainda sócratistas... mas que raio de gente somos nós que em vez de culpar a direita de tudo o que vai mal arregaçássemos as mangas e trabalhassemos? custa, não é? ah e tal, somos os trabalhadores e temos direitos e os de direita têm de nos pagar pelo mal que nos fizeram... TANGAS! a bela da Reforma Agrária (e as equivalentes noutras áreas de actividade) não trouxeram senão miséria e desastre económico! uma cambada de invejosos tiraram o que era do seu legítimo dono e que sabia o que geria para meterem nas mãos de pessoas que poderiam ser boas a trabalhar mas que nada sabiam de gestão!... o resultado foi o mesmo que pôr um cabo à frente de um exército tirando de lá o general que o comandava há muito e sabia como optimizar o seu funcionamento! o seu a seu dono! e deixem gerir quem sabe! o Sr. Sócrates... desculpem, o "Eng." Sócrates de gestão parece saber tanto que arruinou a despesa pública e ainda vem mentir para a TV. Quem não sabe o suficiente acaba por acreditar em tanta patranha, tal é a convicção arrogante e agressiva com que ele fala! Uma coisa ele sabe fazer bem (e não estou a falar de mentir pois muitos já o referiram): é 1 excelente vendedor!... da sua imagem, de banha da cobra e de falsos sonhos e promessas...
Tyno Guerreiro a 31 de Março de 2013 às 19:39
Meu estimado amigo deve de ler muito um jornal que se dá pelo nome de «Correio da Manhã». Este jornal tem levado uma campanha contra o Sócrates como mais nenhum. É uma vergonha. Por acaso sabem quem são os senhores do BPN . Por acaso sabe a que partido eles pertencem ou alguns pertenceram? Esses sim roubaram-no e também a mim. Não sei a razão que todos os outros presidentes do PSD podem fazer comentários e o Sócrates não. Já agora, tem a certeza que a mãe do antigo primeiro-ministro foi empregada doméstica, sem desprimor para as mesmas? Tem a certeza do diz? Nós não podemos querer a democracia só para nós. Lembra-se que estava no governo quando chegavam toneladas de milhares contos» para a agricultura e para as pescas e que o dinheiro foi parar aos bolsos de uns tantos. O meu amigo sabe de facto a história recente de Portugal? O Domingos Amaral é um comentador de direita pago para dizer o pior da esquerda. Saudações democráticas.
Anónimo a 2 de Abril de 2013 às 18:14
A mãe dele seria efec tivamente mulher de limpesa, enaturalmente sem disprimor.Mas tinha um ventre podre. Esqueceu-se de falar do Victor Constãncio.esse era de que partido? O Socrates disse que fez um emprestimo num banco.Para quem dis que as dividas não se pagão
AugustoFerreira a 4 de Abril de 2013 às 02:53
Senhor António. O senhor não é digno de estar metido na nossa sociedade. Quando é que se ouviu dizer que o Senhor Sócrates disse que as dividas não se pagam? Toda a gente pode ter o corpo todo podre, mas há duvidas. Mas sem duvida nenhuma, que o Senhor tem a língua mais podre duque o peixe que está na conserva na doca. não seja sego
Manuel Jesus a 2 de Abril de 2013 às 22:19
À primeira vista somos levados a concluir que esse comentário é correcto , mas se fizermos pesquisa e até se tivermos oportunidade de passar pela terra dos pais de Sócrates e falarmos com as pessoas que conhecem a família à algumas décadas percebemos rapidamente a origem do estado económico da família, porem nem sempre a verdade é conveniente ou é noticia. Não é verdade?
Anónimo a 29 de Março de 2013 às 01:47
estes socias bem podem ir comer caviar de esquerda pa outro lado
Lino a 30 de Março de 2013 às 19:57
Se estivesse num país livre eu dizia-lhe aqui o que devia ser feito a esse malandro .
AugustoFerreira a 2 de Abril de 2013 às 03:05
Se ele merece castigo, o que dizer a Duarte lima do psd? alem de roubar o banco, mata uma mulher, para lhe ficar com o dinheiro. Vê isso em algum Socialista?
Francisca a 30 de Março de 2013 às 21:36
Além do mais, o Eng. Sócrates convidou para ministro o Prof. Freitas do Amaral, no seu primeiro governo. Devia ter mais consideração pelo facto do ex-primeiro ministro ter dado emprego ao seu pai e de o ter defendido com garra, quando foi atacado pelo CDS e pelo PSD, por ter aceite ser ministro dos negócios estrangeiros do governo PS.
AugustoFerreira a 4 de Abril de 2013 às 02:39
Que erros graves cometeu, sem o povo dar por ela? Eu não senti.
Alexandre a 5 de Abril de 2013 às 03:12
Todos tiveram culpa e agora o único culpado é o socrates lolololo
É isso aí a 7 de Abril de 2013 às 15:15
É isso aí! Quem não os cometeu? Será que a má governação não vem de há cerca de 30 anos atrás? Pense nisso!
António Pereira a 8 de Abril de 2013 às 10:30
Por andarmos sempre a desculpar os erros de todos, desde a escola primária, é que andamos a sustentar a incompetência e os desmandos de todos os que conduziram o País ao estado em que ele se encontra. E até achamos que os "coitados" devem ser acarinhados.
Anonimo 2 a 12 de Abril de 2013 às 22:58
Esta triste situação, começou logo com a revolução dos capitães. Vocês conhecem algum desses capitães que passado um mês não fosse general? Muitos já levavam as estrelas no bolso. E um já se intitulava Almirante e ainda era capitão de fragata, outro até andou a assaltar bancos. Se a revolução fosse apenas por uma questão patriótica aí tinha todo o meu apoio como teve no primeiro dia. Depois comecei a ver a verdadeira finalidade da revolução. Por alguma razão, numa votação democrática, Salazar foi considerado o melhor de sempre dos Portugueses. Os partidos não são mais que organizações que prometem tudo para chegarem ao poder e, depois, rirem-se de nós. Por isso meu voto é sempre branco.
Tivemos um ministro que tirou o curso à martelada, outro foi primeiro ministro com o canudo tirado ao Domingo e por fax. Os nossos políticos são todos uma caca porque são Portugueses como nós. Convidem um alemão ou sueco para governar Portugal. Pode ser que a roubalheira acabe.
kimakrs a 26 de Abril de 2013 às 22:06
Tanto disparate junto, até causa náusea.
Quando diz, entre ostras palermices lê-se:"Se a revolução fosse apenas por uma questão patriótica aí tinha todo o meu apoio como teve no primeiro dia." ,
Ora, de imediato, as revoluções não são necessariamente e raramente são por questões patrióticas mas por questões entre classe sociais de uma qualquer nação (pátria).
Quando uma classe domina outra, o sistema económico pode mudar por forças em confronto e assim acontece uma revolução.
V., pelo que mostra, não estaria de acordo com uma revolução de sistema económico, porque nem agora, depois de ver como esse mesmo sistema fracassa, você a quer.
E, como se houvesse qualquer dúvida, v. ainda reforça com a palavra "apenas".
Depois, outro disparate de moço esperto, no primeiro dia deu apoio ao golpe de Estado (porque esse é o termo), mas, como especializado nestas andanças, percebeu de imediato que não se tratava de uma revolução "por motivos patrióticos" e retirou todo o seu apoio.
Caramba, sem o seu apoio, nem sei como o MFA conseguiu vencer as forças de Direita que estavam no poder há mais de 40 anos.
O resto do seu comentário mostra bem o género de pessoa que é o tipo de conhecimentos que tem da História.
Delfim a 10 de Abril de 2013 às 22:54
As vozes da ignorância continuam, para gáudio dos opositores de tudo!!!!!!
O lerdaço político do contra, está sempre sedento de grande contestação dos inscientes ..
jose pereira a 17 de Abril de 2013 às 17:53
Como é que é possivel haver ainda quem defenda o principal culpado da situação em que nos encontramos? Só pode ser: fundamentalista partidário, beneficiário direto da politica do «parisiense», ignorante, colaborador ou, simplesmente alguém que viu algo lhe fugir.
Esta personagem sinistra, devia ser julgada e culpabilizada por tudo o que nós sabemos que fez e por aquilo, que só alguns sabem...
Anónimo a 20 de Abril de 2013 às 13:08
Veja-se a banalidade deste discurso. "É evidente que ...cometeu erros" Então,o erro é a base de tudo a que ninguém escapa. Mas um...ou este...ou aquele...? Ou é um contínuo, um caminho errático, levando outros a percorrer essa errática? E depois ..acrescenta na maior das calmas."e alguns até bastante graves, "Graves...viu erros graves? Então...tudo é tolerável? A propósito de que tudo é tolerável? A Bem da Nação? Então erros graves é o que nos espera de qualquer governo pelo que diz a seguir " mas qual foi o governo que até hoje não os cometeu? " Não acredito no que leio em pessoas que sabem escrever. Há mas agora vem a deixa ..afinal...quer a comparação ..."A dimensão dos erros cometidos por este governo não será maior? " Então está apenas a comparar os erros. Então ...a conclusão da tolerância com os erros que os de hoje são maiores, sempre que os de ontem, seja que tipo de erro for, bem está-nos a encaminhar, a arrastar para a índole da política que na sua base é infantil.
"Não sei se o Pec iV resultaria," Como é possível falar em pec1, pec2, pec3, no espaço de poucos meses com os juros a atingirem custos milionários e não ver que o caminho era o precipício eminente? " mas tenho a certeza de que a voz de Sócrates nas Instância Internacionais seria mais forte " Nas instâncias internacionais, quem é que o ouvia? "e não aceitaria ser o bom aluno e defensor do "custe o que custar"." Mas o que é isso de ser bom ou mau aluno? Que política é essa? Que treta é essa? como é possível movimentar quem quer que seja com essa tirada, que não passa de treta sem sentido. "O homem tem todo o direito de se defender" Claro, claro. Que se defenda, que não altera em nada, nada do que se passou e se vai passar.
"depois de toda a campanha que contra ele tem sido feita, muita dela utilizando a ignóbil mentira e falsidades."
É assim a democracia, goste-se, ou não, dela. Goste-se, ou não , do homem que é, indubitavelmente o que melhor se apresenta, com mais experiência e sagacidade em relação aos deste tempo, sendo que o seu maior defeito é não reconhecer alguns erros que cometeu por sua conta.
Não é Sr. . Domingos Amaral?" Não, não é. Em nada. Que tem para oferecer para além da demagogia e do populismo fácil da linguagem que entra bem no ouvido com os figurantes todos atrás. Questões que colocamos: 1- Quem paga a dívida que foi criada? 2- Como se dirige um país criando uma dívida colossal? Por quem foi distribuída essa dívida? Já ninguém se lembra do que é a Agenda de Lisboa 2000 e ninguém leu o original do Plano Tecnológico. Se ninguém lê, já ninguém sabe o que realmente se ali passava e o que se passou. Esta democracia é uma democracia infantil. Ou a infantilidade acompanha os políticos até ao fim ou a senilidade os acompanha desde o início. Então dada esta infantilidade, justifica a abstenção cada vez maior, i.é. os adultos afastam-se da democracia, da política. Não é…Sr…