O FC Porto está muito forte!

Mais uma ronda de Liga dos Campeões, com algumas confirmações e uma grande surpresa. Uma das confirmações é evidente: à quarta jornada, o FC Porto é uma das cinco equipas que ainda não perderam qualquer jogo nesta fase de grupos (as outras são o Málaga, o Schalke 04, o Borussia Dortmund e o Manchester United) e uma das três que já está apurada, além da equipa treinada por Ferguson e do surpreendente Málaga.

Apesar de não ter marcado muitos golos, apenas 6, e de ainda ter de visitar Paris, pode perfeitamente vencer o seu grupo e até atingir os 16 pontos, o que lhe permitiria encaixar um bela soma, bem acima dos 15 milhões de euros. 

A grande surpresa deu-se no grupo do Benfica, com a derrota do Barcelona em Glasgow, num jogo estranho, onde os catalães tiveram mais de oitenta por cento de posse de bola, um novo recorde da Champions, mas mesmo assim perderam 2-1, o que prova que não são imbatíveis, e complicou muito as contas do grupo G.

Por absurdo que isso possa parecer, o Barcelona ainda pode ser eliminado, mas também se pode apurar mesmo que perca os dois próximos jogos. A quinta ronda será essencial: o Spartak recebe o Barça, e terá de dar o tudo por tudo para continuar vivo, e no mesmo dia, embora umas horas depois e já sabendo desse resultado, o Benfica tem de vencer o Celtic dê por onde der. Embora a probabilidade de isso acontecer seja pequena, se o Barcelona não ganhar em Moscovo, o grupo torna-se totalmente imprevisível!

De qualquer forma, o Benfica mostrou ontem as suas qualidades mas também as suas fraquezas. Tem bons alas, Salvio continua em grande forma, e Ola John está a ganhar confiança e a mostrar que tem mesmo muito talento; e também tem bons pontas de lança, Lima e Cardozo bem, embora Rodrigo continue abaixo do seu potencial.

Contudo, é no meio campo que falta qualquer coisa. É nestes jogos da Champions que se sente mais a ausência de Witsel. As segundas linhas, que agora são primeiras, como Matic, Enzo Pérez, ou os dois Andrés, Almeida e Gomes, têm qualidade e podem evoluir muito, mas ainda não estão ao nível do belga. Se ganharmos ao Celtic, o que é difícil mas nada impossível, podemos continuar em jogo, mas não vai ser fácil ir a Nou Camp com a obrigação de vir de lá com pontos. Não me parece que este Benfica, que joga muito aberto e sofre golos com facilidade, possa parar o Barça em casa. 

Por fim, o Braga mostrou a sua inexperiência em vários jogos. É uma equipa que joga bem, mas sofre dos habituais pecados das equipas de Peseiro (parecidas com as de Jesus): ataca bem mas defende mal. Ainda tem hipóteses, mas só se vencer na Roménia na próxima jornada!

 

publicado por Domingos Amaral às 11:36 | link do post | comentar