35 milhões é muita massa!

Mais de 35 milhões de euros de prejuízo num ano é mesmo muito! A crise, a nacional mas também a europeia, está tão intensa, que até aquele que era considerado um dos clubes de futebol mais bem geridos da Europa, o FC Porto, que muitos consideram um "case study" de sucesso na indústria, teve este ano um resultado negativo fortíssimo.

Depois de cinco anos consecutivos a dar lucro, o que é um caso raro na Europa e sobretudo em Portugal, o FC Porto teve em 2011-2012, na época que terminou em Junho passado, um péssimo ano económico e financeiro (35,7 milhões de prejuízo), muito pior do que o Benfica (11,6 milhões de prejuízo) mas apesar de tudo melhor do que o Sporting (45,9 milhões de prejuízo).

Quais os motivos de tão grande rombo? A SAD do FC Porto fala no custo dos juros dos empréstimos e na perda do valor dos passes dos jogadores (as célebres imparidades), mas não deixa de ser um pouco surpreendente que um clube que, no exercício em causa, vendeu Falcão pela astronómica quantia de 40 milhões de euros, dê mesmo assim prejuízo. Talvez o gasto excessivo nas compras de Danilo e Alex Sandro (num total de 28 milhões de euros) seja a verdadeira causa deste inesperado "buraco". Pela primeira vez em muitos anos, o FC Porto comprou mal, comprou caro demais, e o resultado desse exagero está à vista. Bem sei que as vendas de Hulk e Álvaro Pereira não entraram neste exercício, pois já foram depois de Junho, mas mesmo assim, e mesmo tendo sido campeão nacional, foi um ano péssimo para o clube.

No entanto, que ninguém se ria desta situação, pois tirando o Braga, que teve um lucro de 5 milhões de euros, ninguém ficou positivo este ano. A crise toca a todos.

publicado por Domingos Amaral às 10:54 | link do post | comentar