As melhores batatas fritas

Desde miúdo, e provavelmente como a grande maioria de crianças, adoro batatas fritas. A minha primeira memória de comer batatas fritas situa-se na praia do Tamariz, há mais de quarenta anos. Depois, lembro-me de as comer no Guincho, vinham já em sacos de plástico, que tinham escrito o nome da marca, mas não me recordo qual era.

As senhoras que vendiam bolas de Berlim também vendiam batatas fritas, mas só quando chegaram as famosas Pala-Pala é que uma marca se destacou para mim, e penso que para Portugal inteiro. Depois dessas, houve muitas marcas, mas a maior parte não as relembro, até porque existiu uma época em que as batatas fritas compradas foram substituídas pelas batatas fritas caseiras.

A minha avó, em Guimarães, fazia as melhores batatas fritas do mundo. Eram longas, pareciam troncos de madeira cortados por um machado. Eram batatas e não batatinhas, como as outras. Mediam mais de dez centímetros, e eram fritas só em parte, permanecendo o interior mole e suave. Comi milhares e milhares delas, mas com o passar do tempo e a morte da minha avó as batatas caseiras foram desaparecendo.

A forma como vivemos conspira contra as batatas fritas caseiras. Ninguém gosta do cheiro a óleo, ninguém tem tempo para descascar e fritar batatas como deve ser, e há muitos que têm receio dos acidentes com óleo a ferver, ainda por cima com crianças a correr pela cozinha.

Portanto, a batata frita caseira foi caindo em desuso, e regressou em força a batata frita de pacote. De entre todas as marcas e modelos, há só uma que vale mesmo a pena, as Lays Gourmet. É claro que existem outras marcas de qualidade, e misturas de sabores interessantes, mas para mim as Lays Gourmet estão num patamar diferente das outras. Esta é a minha opinião pessoal, sou freguês, mas é relevante acrescentar que os meus filhos estão de acordo. Desde a mais velha, com quase catorze, até à mais nova, com pouco mais de um ano, os quatro adoram as Lays Gourmet e sempre que alguém compra outra coisa há resmungos e protestos em voz baixa. 

publicado por Domingos Amaral às 11:34 | link do post | comentar