As 2 finais que o Benfica tem de vencer

Estes são os dias mais importantes do ano para o Benfica. Entre sábado e quarta, o meu clube vai jogar duas grandes finais.

A de quarta, já o sabemos, é em Amesterdão contra o Chelsea. A de sábado, não menos importante, é no Dragão, contra o FC Porto.

É de uma final que se trata, e é assim que o jogo com os azuis e brancos deve ser visto. Na verdade, descontando o facto de não existirem penalties, podemos dizer que quem vencer esta final é campeão, e no caso de empate haverá um prolongamento a jogar na semana seguinte.

Tanto para o Benfica como para o FC Porto, vencer esta Final do Campeonato (assim mesmo, com maiúsculas) é absolutamente essencial. Tal como nas finais de outras competições, quem ganhar é mesmo o vencedor final, ninguém tenha dúvidas disso.

No caso do Benfica, é campeão matemático, mas no caso do FC Porto vencer, também estará encontrado o campeão, pois ninguém acredita que o FC Porto, com um ponto de avanço, não consiga vencer em Paços de Ferreira.

Eu prefiro assim, uma final para vencer, em que as duas equipas têm de arriscar tudo por tudo.

Ao contrário da maioria dos benfiquista, que preferia ir ao Dragão com 4 pontos de avanço para "poder perder", a mim essa sensação enervava-me. Enervava-me que os benfiquista já dessem como certa a vitória do FC Porto, enervava-me essa falta de ambição implícita no "poder perder".

O empate com o Estoril tornou as coisas mais difíceis, mas foi bastante bom para manter a concentração ao máximo. No Benfica, não podem existir esses pensamentos de "poder perder". Agora, o Benfica tem de "ganhar".

Ainda bem que Jorge Jesus está com confiança e quer sair do Dragão campeão. Não há qualquer razão para pensar diferente. Aliás, o FC Porto também pensa assim.

Será, tenho a a certeza, um dos mais inesquecíveis e fantásticos jogos dos últimos anos, com duas equipas a quererem ganhar e a jogar ao ataque! No fundo, uma grande final, como todos merecemos!

publicado por Domingos Amaral às 10:18 | link do post | comentar