O Bom do Álvaro

Nunca percebi porque é que a imprensa e a maioria dos comentadores não gostam de Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia. Para mim, é dos poucos ministros que tem trabalhado bem, tal como Nuno Crato e Paulo Macedo, que sem ondas lá vão levando a água ao seu moínho nestes tempos difíceis. Mas, enquanto esses dois passam entre os pingos da chuva, já Álvaro (trato-o assim porque ele gosta) está sempre a levar pancada e eu sinceramente ainda não percebi porquê.

Em um ano e meio, Álvaro já conseguiu muitas coisas, além de ter boas ideias. Começemos pelas primeiras. Conseguiu rever a lei laboral, com a aprovação do PS, da UGT e dos outros parceiros de concertação, deixando a CGTP sozinha. Conseguiu renegociar muitas das PPPs, poupando com isso muito dinheiro aos contribuintes. Conseguiu renegociar as "rendas excessivas" das empresas abastecedoras da electricidade, poupando ainda mais dinheiro a todos nós. Também tem conseguido relançar a indústria mineira do país, e tem apoiado bastante os exportadores portugueses.

Além disso, já lançou boas ideias. O programa PME Digital é uma delas, a redução da taxa de IRC para as empresas que investirem é outra, e a aposta na "reindustrialização" é uma visão nova e absolutamente necessária para Portugal. Veremos se ele consegue levar estas ideias avante, mas lá que são boas, lá isso são.

A bem dizer, a única coisa com que não estou de acordo com Álvaro é o desinteresse nas energias renováveis, especialmente nas "eólicas". Sendo Portugal o 10º país do mundo com mais aproveitamento da energia dos ventos, essa devia ser uma aposta a manter e não a deixar cair, mesmo que se tenha de rever o modelo de negócio pelo caminho.

É talvez por ter tão boas ideias que se diz para aí que Álvaro está isolado no governo, e que sempre que se fala em remodelação ele é um dos primeiros a ser apontado. Na verdade, num governo tão marcado pela linha dura dos "austerianos", que tem em Gaspar o seu paladino, é natural que um homem com ideias alternativas às de Gaspar pareça um corpo estranho, e estejam sempre a enxotá-lo para fora do barco. Mas isso não significa que seja mau ministro, bem pelo contrário.  

publicado por Domingos Amaral às 16:24 | link do post | comentar